Previdência Complementar

O que é Previdência Complementar?

É um sistema que permite ao contribuinte acumular uma parcela de seus ganhos, ao longo do tempo, visando garantir uma renda futura melhor para si mesmo e sua família.

  • É desvinculado da Previdência Social obrigatória e funciona como uma fonte de renda complementar.
  • É uma forma de poupança de longo prazo, que proporciona um melhor padrão de vida na aposentadoria e cobertura em casos de morte e invalidez.

Qual a diferença entre Previdência Complementar Aberta e Fechada?

Existem duas formas de Previdência Complementar, com características próprias:

  • Previdência Aberta: administrada por bancos e seguradoras, onde há somente contribuição do participante;
  • Previdência Fechada: administrada por Entidades Fechadas de Previdência Complementar, também chamadas de Fundos de Pensão. Portanto, um Fundo de Pensão é um tipo de Previdência Complementar, que serve exclusivamente aos empregados (e sua família) ligados a uma determinada empresa ou entidade, chamada de Patrocinador.

Saber mais

O que é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar - EFPC

Uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), também chamada de Fundo de Pensão, é uma instituição sem fins lucrativos que administra os planos de previdência complementar de uma determinada empresa.

É uma “entidade fechada” porque atende exclusivamente aos empregados de seu Patrocinador e às suas famílias. As contribuições feitas pelos Participantes e pelos Patrocinadores formam um fundo, onde se investe e são gerados recursos para garantia dos benefícios futuros.

Essa forma de financiamento, em que o pagamento dos benefícios depende também do rendimento do patrimônio, chama-se regime de capitalização.

Saber mais

Voltar

IMG_Cofre
Raíz > Previdência > Previdência Complementar